Função MEDIA() do Excel - O Que É e Para Que Serve
Quando estudamos a função SOMA para aprender a somar no Excel, vimos como nossas planilhas se tornaram mais poderosas usando fórmulas para calcular qualquer tipo de soma.Usando os operadores de dois pontos e ponto-e-vírgula, vimos ser possível selecionar qualquer grupo de célula, é até possível somar milhões de células de maneira bem simples.
Agora vamos mais além e vamos aprender como calcular médias.
Para tirar uma média, basicamente somamos os valores e dividimos pelo número de elementos.
Por exemplo, para calcular a média dos números "1" e "2", primeiro somamos: 1+2=3
E em seguida dividimos pelo números de elementos (dois): 3/2 = 1,5
Ou seja, 1,5 é o valor médio, que está ali no meio entre 1 e 2.
E a média de "1", "2" e "3" ? Note que agora temos três valores, então a média é:
(1+2+3)/3 = 6/3 = 2
A média é usada para infindáveis situações, como calcular a média de suas notas, a média de temperatura de uma cidade, a média salarial (na empresa, país etc), média dos aprovados no vestibular e até mesmo quando você vai no barzinho com seus amigos e todos vão rachar a conta, vocês estão calculando uma média.
Mas calcular médias é coisas de leigos, agora você será um profissional de Excel, e vai usar o programar para criar planilhas que façam todo o trabalho por você!
Então, mãos à obra!
Ou seja, o nome da função MEDIA e entre parêntesis, colocamos os parâmetros que queremos tirar a média (células, números diretos, etc).
Por exemplo, para calcular a média dos números 1 e 2 fazemos MEDIA(1;2), veja:
Podemos calcular também a média dos números das células A1 até A4 com a fórmula MEDIA(A1:A4) e operador dois pontos : , veja:
Vamos supor que você foi contratado por uma escola para criar uma planilha que vai receber o nome de 10 alunos, e a notas de Matemática, Ciências e Português dos alunos.
Os professores devem colocar a nota de cada matéria, de cada aluno, e ao final sua planilha deve fornecer a média de cada aluno, em cada matéria e a média final.
Sua planilha deve ficar parecida com a seguir:
Para calcular a média de cada aluno (colocamos esse resultado na coluna E), basta utilizarmos a função MEDIA() nas colunas B, C e D de cada aluno.
Por exemplo, para o aluno Bruce Dickinson, sua média se encontra na célula E2, e a fórmula usada foi MEDIA(B2:D2).
Vá nessa célula E2, com fórmula e resultado prontos, e dê um control+C. Agora cole nas células E3, E4, ..., E10. Note que estará colando a fórmula, e o Excel automaticamente faz os cálculos para os outros alunos.
Já para calcular a média de cada matéria (a média da sala naquela matéria), precisamos levar em consideração as linhas 2 até a 10, das colunas B, C e D.
Por exemplo, na célula B11 tiramos a média de Matemática da turma com a fórmula MEDIA(B2:B10). Copie essa célula (control+c) e cole (control+v) nas células C11 e D11 e veja o Excel fazendo tudo por você, até reescrever as fórmulas!
Por fim, a média geral, de todos os alunos em todas as provas, nós colocamos na células B12, com a fórmula MEDIA(B2:D10), pois vai levar em conta todas as células das linhas 2 até 10, e das colunas B até a D!
Fantástico esse Excel, não?
Por exemplo, para calcular a média dos números "1" e "2", primeiro somamos: 1+2=3
E em seguida dividimos pelo números de elementos (dois): 3/2 = 1,5
Ou seja, 1,5 é o valor médio, que está ali no meio entre 1 e 2.
E a média de "1", "2" e "3" ? Note que agora temos três valores, então a média é:
(1+2+3)/3 = 6/3 = 2
A média é usada para infindáveis situações, como calcular a média de suas notas, a média de temperatura de uma cidade, a média salarial (na empresa, país etc), média dos aprovados no vestibular e até mesmo quando você vai no barzinho com seus amigos e todos vão rachar a conta, vocês estão calculando uma média.
Mas calcular médias é coisas de leigos, agora você será um profissional de Excel, e vai usar o programar para criar planilhas que façam todo o trabalho por você!
Então, mãos à obra!
Função MEDIA() do Excel - Como Usar
Para usarmos a função MEDIA() no Excel, vamos repetir o que fizemos com a função SOMA().Ou seja, o nome da função MEDIA e entre parêntesis, colocamos os parâmetros que queremos tirar a média (células, números diretos, etc).
Por exemplo, para calcular a média dos números 1 e 2 fazemos MEDIA(1;2), veja:
Podemos calcular também a média dos números das células A1 até A4 com a fórmula MEDIA(A1:A4) e operador dois pontos : , veja:
Exercício Resolvido de Excel
Agora que já aprendemos, vamos colocar em prática nossos conhecimentos!Vamos supor que você foi contratado por uma escola para criar uma planilha que vai receber o nome de 10 alunos, e a notas de Matemática, Ciências e Português dos alunos.
Os professores devem colocar a nota de cada matéria, de cada aluno, e ao final sua planilha deve fornecer a média de cada aluno, em cada matéria e a média final.
Sua planilha deve ficar parecida com a seguir:
Para calcular a média de cada aluno (colocamos esse resultado na coluna E), basta utilizarmos a função MEDIA() nas colunas B, C e D de cada aluno.
Por exemplo, para o aluno Bruce Dickinson, sua média se encontra na célula E2, e a fórmula usada foi MEDIA(B2:D2).
Vá nessa célula E2, com fórmula e resultado prontos, e dê um control+C. Agora cole nas células E3, E4, ..., E10. Note que estará colando a fórmula, e o Excel automaticamente faz os cálculos para os outros alunos.
Já para calcular a média de cada matéria (a média da sala naquela matéria), precisamos levar em consideração as linhas 2 até a 10, das colunas B, C e D.
Por exemplo, na célula B11 tiramos a média de Matemática da turma com a fórmula MEDIA(B2:B10). Copie essa célula (control+c) e cole (control+v) nas células C11 e D11 e veja o Excel fazendo tudo por você, até reescrever as fórmulas!
Por fim, a média geral, de todos os alunos em todas as provas, nós colocamos na células B12, com a fórmula MEDIA(B2:D10), pois vai levar em conta todas as células das linhas 2 até 10, e das colunas B até a D!
Fantástico esse Excel, não?



3 comentários:
Não percebi nada.
Parabéns
muito bom
Gostei dos nomes...rsrs...Neil Peart é só 10 mesmo...
Postar um comentário